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Saúde em foco

Espaço Saúde

A dieta saudável é aquela que exige a ingestão adequada de nutrientes de modo a promover a saúde e prevenir doenças. Não quer dizer, como muitos pensam restrição, diminuição ou abolição de alimentos, mas sim ingestão variada e equilibrada de todos os tipos de alimentos.
A dieta, deve portanto, em todos os casos, na saúde como na doença, reunir todos os nutrientes indispensáveis ao organismo: energia (carboidratos), proteínas, vitaminas e minerais.
Cada organismo deve obedecer a dieta que lhe convém. O equilíbrio e a harmonia alimentar reduzem desgastes e ajudam a conservação de uma vida saudável.

DICAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL:

- Fracionar a dieta de 4 a 6 refeições diárias, evitando jejum prolongado;
- Estabelecer horários regulares para realizar as refeições e dê preferência em ambientes calmos. (Não alimentar-se na frente da TV ou computador)
- Iniciar as refeições pelas saladas, dando preferência aos vegetais folhosos.
- Procurar consumir os alimentos cozidos, assados ou grelhados, ao invés de fritos.
- Evitar a ingestão de líquidos junto às refeições; (água, sucos, entre outros). Porém...
- Ingerir bastante água, de 8 a 10 copos por dia, entre uma refeição e outra para manter a hidratação do corpo e propiciar o bom funcionamento intestinal.
- Evite a ingestão de refrigerantes, prefira sucos naturais;
- Consumir de 3 a 5 porções de frutas diariamente.
- Preferir queijos brancos, leite desnatado, pães e biscoitos integrais.
- Consumir o açúcar com moderação se possível prefira o adoçante.
- Utilizar o sal com moderação, dar preferência a temperos naturais, como por exemplo: salsa, cebolinha, orégano, cebola, limão, coentro, alho, manjericão, alecrim, entre outros temperos naturais. Atenção.... Retire o saleiro da mesa para evitar abusos.
- Evitar o consumo de alimentos embutidos e ou ricos em gorduras (salsichas, hambúrgueres, bacon, pele de frango, gordura aparente em carnes.
- Mantenha o peso, controlando a ingestão dos alimentos.
-Pratique atividade física freqüente.
-Fontes: BRASIL. Mistério da Saúde. Guia Alimentar.Brasília,DF,2006.
BRASIL. Mendonça, Rejane Teixeira. Nutrição. São Paulo, SP, 2010.
Dica: Dra. Samira Azambuja, CRM 21302, Nutricionista

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